Dissertação - Danielle Bueno Bueno

Percepção docente na aplicabilidade do problem based learning nos cursos de Ciências Contábeis na região Sul do Brasil sob o foco construtivista

Autor: Danielle Bueno Bueno (Currículo Lattes)

Resumo

O presente estudo teve como objetivo geral analisar as percepções dos docentes sobre a aplicabilidade do Problem Based Learning (PBL), nos cursos de Ciências Contábeis das Instituições de Ensino Superior (IES) privadas da região do sul do Brasil, sob o foco Construtivista. Em relação às características metodológicas, quanto aos objetivos, o estudo é caracterizado como exploratório de abordagem quanti-qualitativa. A pesquisa foi realizada por meio de uma survey com um questionário online através do Google Forms, que foi encaminhado por e-mail aos docentes público-alvo desta pesquisa. A amostra resultou em 125 respondentes de universidades privadas da região sul do Brasil. Após coletados, os dados da pesquisa foram analisados em duas fases: uma quantitativa e outra qualitativa. A análise quantitativa dos dados é proveniente de um questionário composto de duas etapas. A primeira para a verificação do perfil do respondente, e a segunda etapa refere-se à percepção sobre as barreiras reais ou imaginárias enfrentadas pelos docentes da área contábil em relação à aplicação do PBL. Os procedimentos utilizados foram: Análise de frequência relativa e descritiva, Correlação de Spearman e Análise Fatorial Exploratória. A fase qualitativa foi realizada em duas etapas com três perguntas abertas. Quanto ao tratamento dos dados, foi realizada a análise descritiva. Os resultados da pesquisa indicaram a aceitação do referencial proposto e foram gerados 06 (seis) fatores capazes de representar as barreiras reais ou imaginárias enfrentadas pelos docentes da área contábil em relação à aplicação do PBL, são eles: Falta de habilidade técnica; Resistência à utilização de metodologias ativas; Resistência dos discentes; Insegurança na docência; Falta de incentivo; e Falta de conhecimento. Os resultados do estudo provocam reflexões no ensino, pois apurou-se que os docentes desenvolvem os passos do PBL de acordo com o seu entendimento ou utilizando a versão compactada da metodologia e que o PBL proporciona aos discentes as seguintes vantagens reais ou imaginárias: integração da teoria com a prática; aprendizado significativo; envolvimento do discente; o estudante é protagonista do seu aprendizado; e as aulas são mais dinâmicas. Os resultados contemplam e ampliam a literatura existente em relação à aplicabilidade da metodologia, pois apurou-se neste estudo as seguintes contribuições: quanto menor o tempo lecionando na área contábil, menos os docentes aplicam a metodologia PBL; o PBL é aplicado pela maioria dos docentes apesar das inseguranças existentes na adoção da metodologia; as IES privadas oferecem cursos de capacitação profissional aos professores; a falta de habilidade técnica dos docentes é a maior barreira encontrada; a integração entre a teoria e prática é uma das vantagens mais relevantes quanto a sua aplicabilidade; o PBL vem sendo aplicado como metodologia complementar indiferentemente de seguir os 07 (sete) passos recomendados pela literatura. Quanto aos desafios a serem superados para a aplicabilidade do PBL, destacam-se: aliar as metodologias as tecnologias e inovar as rotinas de aprendizado com a finalidade de "destravar" os estudantes para o aprendizado contábil.

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Palavras-chave: Ensino superiorEnsino privadoAprendizagem baseada em problemasCurso de ciências contábeisMetodologias ativasInstituições privadas de ensino superiorDocentesRegião sulBrasil