Dissertação - Giovanna Gomes Cure

Competências empreendedoras desenvolvidas nos cursos de Ciências Contábeis : um estudo sob o enfoque do EntreComp

Autor: Giovanna Gomes Cure (Currículo Lattes)

Resumo

O tema central do estudo tem foco na identificação das Competências Empreendedoras desenvolvidas pelos discentes de Ciências Contábeis com base no EntreComp (Quadro de Referência das Competências para o Empreendedorismo), sob o embasamento da Teoria Comportamentalista apresentada por McClelland (1961). O objetivo geral desta pesquisa foi analisar a percepção dos discentes sobre as Competências Empreendedoras desenvolvidas no curso de graduação em Ciências Contábeis, para o alcance das Competências Profissionais exigidas ao Contador, sob o enfoque do EntreComp nas universidades federais e estaduais brasileiras. Em relação às características metodológicas, quanto aos objetivos, o estudo é caracterizado como exploratório de abordagem quanti-qualitativa. A amostra da pesquisa obtida é composta por 253 discentes formandos matriculados nos cursos de Ciências Contábeis das Instituições de Ensino Superior brasileiras federais e estaduais. Após coletados, os dados da pesquisa foram analisados em duas fases, uma quantitativa e outra qualitativa. A análise quantitativa dos dados é proveniente de um questionário survey, composto de duas etapas. A primeira para a verificação do perfil do respondente, e atende ao 1º objetivo de pesquisa, e a segunda contém 47 questões sobre as Competências Empreendedoras, e atende ao 2º e ao 3º objetivo específico. Os dados da 1ª parte do questionário receberam tratamento de análise de frequência. Já os dados das 47 questões sobre as Competências Empreendedoras possuem a análise dividida em duas partes: uma com 44 questões em escala Likert, que teve os dados tratados através da Análise Fatorial Exploratória para identificar os fatores que decorrem do desenvolvimento de Competências Empreendedoras com base no EntreComp, e outra com 3 questões em escala numérica, submetidas a análise de frequência para verificar o nível de compreensão dos formandos sobre o desenvolvimento das Competências Empreendedoras. Na fase qualitativa, para atender ao 4º objetivo específico e verificar o alinhamento entre os fatores encontrados e as DCNs para o curso de contábeis, os dados foram tratados com o Método Delphi. Os resultados da pesquisa indicaram a aceitação do referencial proposto, e geraram 7 fatores capazes de representar as Competências Empreendedoras desenvolvidas pelos discentes durante a graduação e alinhadas as DCNs para o curso de Ciências Contábeis, revelando assim como 7 Competências Profissionais para o Contador: a Capacidade de lidar com as incertezas em relação a imprevistos e a terceiros; a Capacidade de gestão e planejamento financeiro e de custos; a Capacidade de visualizar oportunidade para criação de valor; a Capacidade de criação de ideias voltadas a sustentabilidade; a Capacidade de aprender a partir da experiência com outros; a Capacidade de ser resiliente; e a Capacidade de liderar. Os resultados ainda indicam como mais desenvolvidas pelos discentes a capacidade de "aprender com as experiências seguida da capacidade de planejar e gerir", e como menos desenvolvidas, a "oportunidade e a capacidade de lidar com incertezas ambiguidades e o risco". Indicam que os formandos desenvolveram os grupos de Competências Empreendedoras nos mais altos níveis de compreensão propostos pelo referencial do EntreComp, assim sendo, os bacharéis julgam-se capazes de reconhecer as competências desenvolvidas, explorá-las, melhorá-las e ousar ao ponto de expandi-las para tirar proveito de oportunidades. Os resultados contemplam e ampliam a literatura existente sobre o desenvolvimento das Competências Empreendedoras que auxiliam a aquisição das Competências Profissionais para Contadores, e incentivam as Instituições de Ensino Superior a direcionarem seus projetos pedagógicos para uma aprendizagem inovadora baseada em competências.

TEXTO COMPLETO

Palavras-chave: Curso de ciências contábeisEstudantes universitáriosCompetência profissionalInstituições de ensino superiorCompetências empreendedoras