Dissertação - Rosana Vieira Manke

Influência do dimensionamento da inteligência emocional e da regulação das emoções no uso das estratégias de ensino : um estudo com docentes de Ciências Contábeis

Autor: Rosana Vieira Manke (Currículo Lattes)

Resumo

Essa dissertação tem como objetivo geral analisar a influência do dimensionamento da Inteligência Emocional e da Regulação das Emoções no uso das Estratégias de Ensino adotadas por docentes de Ciências Contábeis. A partir desse objetivo geral foram definidos os seguintes objetivos específicos: mensurar o nível de Inteligência Emocional dos docentes dos cursos de Ciências Contábeis; identificar o nível de Regulação das Emoções dos docentes dos cursos de Ciências Contábeis; e verificar quais as Estratégias de Ensino são utilizadas pelos docentes dos cursos de Ciências Contábeis. Para atingir os objetivos, essa pesquisa apropriou-se dos conhecimentos e princípios, pertinentes às emoções, oriundos da Teoria Psicoevolutiva das emoções. Assim, foi realizada uma pesquisa quantitativa, de caráter descritiva quanto aos seus objetivos e quanto aos seus procedimentos uma survey, na qual foi enviado questionário aos docentes que lecionam no curso de Ciências Contábeis, na modalidade presencial, de universidades brasileiras, públicas e privadas. Os dados coletados foram analisados por meio de estatística descritiva e regressão linear múltipla. Os resultados evidenciam que existe influência da Inteligência Emocional e da Regulação das Emoções no uso das Estratégias de Ensino, sendo norteadas as seguintes emoções: Metodologia de Ensino - Regulação das Emoções Tristeza, Regulação das Emoções Ansiedade e Inteligência Emocional, domínio Gerenciamento das Emoções dos Outros; Recursos Didáticos - Regulação das Emoções Raiva; Avaliação - Inteligência Emocional, domínio Gerenciamento das Emoções dos Outros; e, Estratégias de Ensino - Inteligência Emocional, domínio Gerenciamento das Emoções dos Outros e Regulação das Emoções Raiva. Na análise dos objetivos específicos, foram encontrados os seguintes resultados: (i) O nível de Inteligência Emocional dos docentes dos cursos de Ciências Contábeis respondentes da pesquisa de 77%; (ii) enquanto o nível da Regulação das Emoções dos docentes dos cursos de Ciências Contábeis respondentes da pesquisa supera 67% do total possível; (iii) referente as Estratégias de Ensino mais utilizadas pelos docentes dos cursos de Ciências Contábeis, estão: Metodologia de Ensino - Exercício, Aula Expositiva Dialogada, Aula Expositiva básica, Aula Prática, Recursos Didáticos - Data Show, Computador, Ambiente Virtual de Aprendizagem, Avaliação - Exercícios, Prova Teórica, Assiduidade e Pontualidade e Estudo de Caso. O estudo contribui com a investigação do estado emocional docente e das estratégias de ensino utilizadas para o ensino de Contabilidade, tão logo, proporciona pensar sobre a formação docente no âmbito emocional.

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