Dissertação - Deize Aires Neves

Inovação educacional disruptiva : desafios e oportunidades gerados por metodologias e tecnologias utilizadas no ensino contábil sob o enfoque das competências digitais docentes

Autor: Deize Aires Neves (Currículo Lattes)

Resumo

Em um contexto de diversas mudanças provocadas pelas inovações tecnológicas no ensino-aprendizagem, destaca-se a exigência de novas habilidades e competências requeridas dos professores. Dessa forma, esta pesquisa teve por objetivo analisar através das metodologias, tecnologias digitais e o nível de competência digital dos docentes, os desafios e oportunidades gerados para atingir um ensino disruptivo no curso de Ciências Contábeis nas Instituições de Ensino Superior (IES) do Sul do Brasil. A pesquisa foi realizada por meio de uma survey com um questionário semiestruturado totalmente online através do Google Forms, foi encaminhado para o e-mail dos professores público-alvo desta pesquisa. A amostra resultou em 156 professores respondentes de universidades públicas e privadas da região sul do Brasil. Para análise dos dados quantitativos, o tratamento estatístico foi por meio da análise descritiva e inferencial sendo realizado os testes de Correlação de Spearman para associação das variáveis; Regressão Linear Simples e Múltipla para prever a relação dos constructos da pesquisa e Testes de Comparações de grupos, o software utilizado foi IBM Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) - versão 22. A análise qualitativa, que compreende as questões abertas foi realizada de forma complementar, através da análise de conteúdo conforme Bardin (2011), que resultou em 04 (quatro) categorias empíricas emergentes das respostas dos professores. Os resultados evidenciaram uma mudança, ainda que intermediária das metodologias, pois cerca de 71,8% dos professores se sentem motivados a modificá-las quando há dificuldades dos alunos em aprender. Quanto as Competências Digitais os professores se classificaram no nível de proficiência como Integradores (B1), que é um nível intermediário. Os resultados apontaram quanto as tecnologias digitais, um uso intenso de ferramentas tecnológicas, os professores qualificaram seu domínio como "avançado", nos processos educativos indicaram que se observa mudanças quando há interação das tecnologias, mas que demanda maior tempo para o preparo e por fim destaca-se o nível médio a difícil para o preparo e aplicação em sala de aula. No que tange a relação dos constructos da pesquisa destaca-se que "Uso das Tecnologias (UTIC)", "Tempo de docência", "IES de trabalho" e "Metodologias" foram as variáveis previsoras para as "Competências Digitais", e explicam 50,1% do nível de proficiência digital dos professores do curso de Ciências Contábeis. Em síntese, diversos desafios foram identificados no uso das metodologias ativas e tecnologias digitais, entretanto oportunidades de igual modo evidenciadas pelos professores para ruptura no ensino tradicional. O estudo mediante seus resultados e depoimentos dos professores provoca reflexões no ensino, com a proposta do DigCompEdu que vem contribuir de forma teórica e prática tanto para professores como para as instituições de ensino superior, na busca de um ensino inovador em que a partir da autoavaliação dos professores permita a evolução através da busca de uma formação continuada para elevar assim suas competências e enfrentar as novas demandas da sociedade atual.

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Palavras-chave: MetodologiaEducação disruptivaInovaçãoCompetência digital docenteCurso de ciências contábeis