Dissertação - Daiane dos Santos Barbosa

Resiliência e inovação organizacional nas instituições públicas de ensino superior

Autor: Daiane dos Santos Barbosa (Currículo Lattes)

Resumo

Dificuldades enfrentadas pelas Instituições de Ensino Superior (IES) públicas nos últimos anos, tais como, redução de recursos orçamentários disponíveis para investimentos e manutenção nas instituições federais, adaptação de modelos de gestão para acompanhar a modernização da gestão pública, somadas às incertezas oriundas da pandemia da Covid-19, tornou o contexto de gestão das IES públicas ainda mais desafiador. É nesse ambiente que a capacidade de resiliência das IES públicas se destaca como recurso importante para superarem as dificuldades e inovarem suas atividades. O objetivo desta pesquisa é analisar a influência da resiliência na inovação organizacional das instituições públicas de ensino superior. Este estudo é oportuno por revelar um panorama abrangente da capacidade de resiliência das IES públicas, que contribui para o surgimento da inovação. O estudo é descritivo e quantitativo, operacionalizado por meio de survey realizada com gestores de 165 IES públicas. A análise de dados ocorreu por meio da Modelagem de Equações Estruturais por Partial Least Squares - PLS-SEM, que permitiu analisar a relação entre as variáveis latentes de Capacidade de Resiliência Organizacional e Inovação Organizacional. Os achados confirmam a hipótese de pesquisa de que a capacidade de resiliência, por meio da resiliência cognitiva, comportamental e contextual, influencia positivamente a inovação organizacional nas instituições públicas de ensino superior. Assim, comprova-se empiricamente o que estudos pregressos apontaram, a possibilidade de que a resiliência impactaria no desenvolvimento de inovações nas organizações. Os achados também demonstram que a maior parte das IES públicas possuem Capacidade de Resiliência Organizacional e buscam aprimorar suas atividades por meio da inovação. Essa pesquisa lança luz sobre a importância de as IES públicas melhorarem continuamente sua capacidade de resiliência, pois, muitas vezes, necessitam superar obstáculos para garantir consecução de seus objetivos e atender sua função social. Os resultados têm implicações para a gestão da IES públicas, bem como para comunidade das instituições em geral, visto que podem ser utilizados para propor melhorias no âmbito interno, que refletirão no desempenho das atividades, tanto administrativas quanto acadêmicas. Também pode ser útil para incentivar o desenvolvimento do comportamento resiliente e a cultura da inovação nas instituições públicas de ensino superior.

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Palavras-chave: Resiliência organizacionalInovação organizacionalInovação gerencialInovação de processosInstituições públicas de ensino superior