Dissertação - Priscila Duarte Salvador

Saber ensinar : narrativas sobre a construção da prática de ensino do contador que se fez docente, a luz da teoria da socialização profissional

Autor: Priscila Duarte Salvador (Currículo Lattes)

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar como se constitui a prática de ensino de contadores que se fizeram docentes em Universidades Públicas do Estado do Rio Grande do Sul, a luz da Teoria da Socialização Profissional. Essa pesquisa, no contexto das Ciências Sociais, classifica-se como descritiva e pesquisa de campo, com abordagem qualitativa. Para responder ao problema de pesquisa utilizou-se de entrevistas estruturada e a análise dos dados foi realizada por análise narrativa. A amostra do estudo se constitui de 14 docentes que ministram as disciplinas de conteúdo profissional do núcleo contábil e que exerceram por pelo menos 5 anos a atividade contábil anterior ou concomitante à docência. Os resultados das análises demonstram que a prática pedagógica do contador que se constitui docente ocorre quando o docente toma consciência dos seus saberes adquiridos por meio de suas vivências e de suas experiências de socialização profissional, e refletindo sobre esses saberes age utilizando-se de estratégias de ensino e de metodologias de avaliações, de forma pensada e planejada. Em relação a Teoria da Socialização Profissional, os resultados, apontam para a inserção no ambiente profissional, torna-se um facilitador na construção da prática pedagógica do contador que se torna docente e ainda, que a experiência com estágio docente, mesmo depois de anos de experiência docente, traz reflexões no modo de agir em sala de aula. Em relação as estratégias de ensino e ao processo de avaliação utilizados pelos docentes, os resultados mostram uma mudança na utilização dessas estratégias pelas entrevistas ao longo da trajetória docente, de uma aula 100% expositiva para a aderência, ainda tímida, de metodologias ativas e da inserção de ferramentas tecnológicas. Os resultados apontam a socialização (networking) como um facilitador no ingresso dos docentes entrevistados na docência e a experiência profissional em escritórios, empresas e órgãos de classe, um diferencial na hora de ministrar disciplinas similares as desenvolvidas nesses ambientes. Em relação as dificuldades, os resultados apontam o fator tempo como o maior desafio no início da atuação docente. O estudo corrobora com a literatura sobre a temática, trazendo reflexões para melhorias na formação docente e no entendimento sobre a constituição do ser docente.

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Palavras-chave: Práticas pedagógicasPrática de ensinoContadoresDocentesTeoria da socialização profissional