Dissertação - Roberto Caldeira Lopes

Informação contábil-gerencial : um estudo de caso sobre a necessidade informacional de cooperados, a partir da ótica da teoria da comunicação

Autor: Roberto Caldeira Lopes (Currículo Lattes)

Resumo

Este estudo teve por objetivo geral analisar, sob o enfoque da teoria da comunicação, quais informações contábeis-gerenciais, o meio e a forma de divulgação são necessárias aos cooperados de uma cooperativa de pequenos agricultores. Para atendimento deste objetivo foi realizado um estudo de caso, com abordagem qualitativa, com fonte documental e entrevistas. Os participantes do estudo foram o Presidente, o Contador, a Responsável pelo setor financeiro e Associados. A pesquisa foi cadastrada na Plataforma Brasil sob o CAE nº 47254821.5.0000.5324 e obteve aprovação do Comitê de Ética, por meio do Parecer Consubstanciado nº 4.804.722. Foi utilizada Análise de Conteúdo, com apoio do software Atlas TI 9.0 ® para análise dos dados coletados. Os resultados encontrados apontam: baixa divulgação das informações contábeis-gerenciais e que os associados não priorizam ter essas informações, mas sim, informações que julgam estar relacionadas a produtividade das propriedades. Contudo, as informações desejadas estão organizadas e sistematizadas na Contabilidade da cooperativa, como por exemplo: dados sobre a comercialização das áreas de negócio, Informação sobre a entrega de produtos à cooperativa, consumo de insumos por produtor e movimentações de estoques. Para melhorar a comunicação das informações contábeis, os associados apontaram a necessidade de mais encontros e reuniões. Quanto à forma e o meio foi preferida a forma escrita e pelos meios tradicionais (jornal interno, boletim informativo e rádio). Outros canais não tradicionais, tais como as Tecnologias da Informação e Comunicação, começam a ser valorizados pelos associados e podem contribuir para que o acesso as informações sejam mais dinâmicos. Conclui-se, portanto, que por falta de acesso as informações contábeis-gerenciais, essas são subutilizadas pelos associados como ferramenta para tomada de decisão e como sistema de informação capaz de melhorar a comunicação entre a gestão da cooperativa e os associados.

TEXTO COMPLETO

Palavras-chave: Processo da comunicaçãoTeoria da comunicaçãoCooperativasCiências contábeisInformação contábil