Dissertação - Maria Nazare Oliveira Wyse

Influência da autossabotagem na trajetória acadêmica de estudantes de graduação da área de negócios

Autor: Maria Nazare Oliveira Wyse (Currículo Lattes)

Resumo

Em ambientes competitivos como a universidade, o medo do fracasso pode levar estudantes a proteger seu autovalor por meio de estratégias de autossabotagem. Esse comportamento em estudantes do ensino superior já foi constatado em universidades internacionais e atribuído ao fracasso acadêmico. Nesse sentido, este estudo discute sobre a temática da autossabotagem na trajetória acadêmica, sob os pressupostos teóricos da Self-worth motivation theory, desenvolvida por Beery e Covington. O objetivo geral do estudo é analisar a influência do uso da estratégia cognitiva de autossabotagem na trajetória acadêmica de estudantes de graduação dos cursos da área de negócios. Este estudo é importante visto as diferentes implicações sociais, profissionais e acadêmicas que pode promover. A discussão sobre a autossabotagem no ambiente acadêmico e a constatação desse comportamento na vida acadêmica dos estudantes pode favorecer IES e professores a estabelecer ações e programas para minimizar o uso de estratégias de autossabotagem pelos estudantes. O estudo se caracteriza como descritivo e quantitativo, operacionalizado por meio de survey realizada junto aos estudantes matriculados nos seis cursos de graduação da área de negócios do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis (ICEAC), da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). A amostra contou com a participação de 212 discentes e a análise dos dados coletados, foi operacionalizada por meio de estatística descritiva e da técnica de Modelagem de Equações Estruturais por Partial Least Squares - SEM-PLS, que permitiu analisar a relação entre as variáveis latentes de autossabotagem e trajetória acadêmica, bem como a forma com que a autossabotagem pode influenciar na trajetória acadêmica dos estudantes da área de negócios. Os resultados confirmam a hipótese de pesquisa de que a autossabotagem influencia negativamente a trajetória acadêmica dos estudantes de graduação da área de negócios. Essa influência apresenta-se tendencialmente maior entre estudantes acima de 25 anos e entre alunos do gênero masculino. Sugere-se a continuidade de investigações sobre essa temática e dos fatores nela envolvidos, visto que os resultados indicaram significativa influência negativa da autossabotagem na trajetória acadêmica, mesmo em uma amostra com moderado comportamento autossabotador. Dessa forma, entende-se que, em amostras com indivíduos de elevado comportamento autossabotador, essa influência negativa tende a ser ainda maior. A literatura sinaliza que a autossabotagem dificulta a aprendizagem, a permanência no curso, o desempenho acadêmico, a integração com a vida acadêmica e o sucesso acadêmico. Proporcionar condições para minimizar o uso da autossabotagem no ambiente acadêmico não só pode favorecer a trajetória de sucesso acadêmico como também evitar que esse comportamento se reflita na vida profissional. Outras contribuições desse estudo estão na validação da escala de autossabotagem para o ensino superior brasileiro dos cursos da área de negócios e a validação da escala de avaliação da vida acadêmica para os cursos de área de negócios.

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Palavras-chave: AutossabotagemÁrea de gestão e negóciosVida acadêmicaGraduaçãoEnsino superiorEstudantes universitários