Dissertação - Douglas Colares da Silveira

Tecnologia digital no processo de ensino-aprendizagem : a percepção da utilização de videoaulas pelos discentes, a partir da implementação do ensino remoto emergencial

Autor: Douglas Colares da Silveira (Currículo Lattes)

Resumo

A sociedade se modifica ao longo do tempo. As tecnologias, com auxílio dos dispositivos e recursos digitais, acabam participando ativamente dessas transformações à medida que auxiliam ao atendimento das necessidades das pessoas. Um dos exemplos em que a tecnologia influenciou na rotina da sociedade foi em virtude do acometimento da pandemia de Covid-19. A partir do momento em que as pessoas ao redor do mundo começaram a ser orientadas a realizar o distanciamento social como medida de prevenção à doença, o sistema educacional, impactado por essa pandemia, tomou como principal ação a suspensão das atividades, fechando assim, temporariamente, escolas e universidades. Assim, a tecnologia foi a alternativa escolhida por gestores e agentes públicos para retomar as atividades acadêmicas e manter as instalações fechadas, através da implementação do ensino remoto emergencial. Dentre os recursos disponíveis para execução do ensino remoto emergencial, as videoaulas se apresentam como um mecanismo a ser utilizado que se destaca pela facilidade de produção com as tecnologias digitais de informação e comunicação disponíveis e a flexibilidade de uso por parte dos alunos, desde que possuam condições de acesso a esses dispositivos. Portanto, o objetivo da presente pesquisa foi identificar a percepção sobre a utilização de videoaulas, ferramenta de ensino proporcionada aos graduandos de Ciências Contábeis de em uma Instituição de Ensino Superior, no contexto do ensino remoto emergencial. Com auxílio da Unfied Theory of Acceptance and Use of Technology (UTAUT) de Venkatesh et al. (2003) foi identificado que houve aceitação dos graduandos em relação ao uso das videoaulas, no entanto, as variáveis moderadoras não impactam nessa aceitação assim como o constructo de influência social. Através da Post-Acceptance Model de Bhattacharjee (2001) foi identificado que há satisfação dos graduandos sobre as videoaulas utilizadas, porém, o constructo que teve um maior impacto na decisão de continuar utilizando as videoaulas foi utilidade percebida, confrontando a premissa teórica do modelo. Um achado que é concomitante as duas teorias utilizadas é a percepção pelos graduandos de que as vantagens percebidas da utilização das videoaulas para a aprendizagem são impactantes para que haja uma aceitação de uso das videoaulas e para que se tenha a decisão de continuar utilizando após uma experiência inicial A partir da correlação evidenciada entre as duas variáveis de estudo, aceitação e satisfação, por intermédio do coeficiente de correlação de Spearman, foi evidenciado que há uma percepção positiva dos alunos acerca da utilização desse recurso audiovisual, corroborando com estudos anteriores e ratificando a utilidade que as videoaulas podem desempenhar como um recurso didático a ser utilizado pelos professores e instituições de ensino, promovendo uma aprendizagem mais autônoma e significativa. Para a literatura, a pesquisa colabora pela extensão de trabalhos que aborda o objeto de estudo e pelo retrato dos momentos decisivos para a utilização da tecnologia, o "antes" e "depois".

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Palavras-chave: VideoaulasCiências contábeisTecnologias da informação e comunicação (TICs)Covid-19Ensino remoto