Dissertação - Deise Ferreira

Persistir no curso de Ciências Contábeis : uma análise a partir de uma perspectiva motivacional

Autor: Deise Ferreira (Currículo Lattes)

Resumo

No contexto educacional, a literatura aponta que a persistência está associada a uma série de fatores que estão dentro da capacidade de intervenção das universidades. Nesse sentindo, o estudo tem por objetivo investigar quais fatores motivacionais influenciam estudantes de Instituições de Ensino Superior (IES) públicas a persistirem no curso de Ciências Contábeis. Para tanto, o estudo se baseou na Teoria da Autodeterminação (RYAN; DECI, 2017) e no Modelo de Motivação da Persistência do Estudante (TINTO, 2017), focando nos seguintes fatores: motivação autônoma; motivação controlada; desmotivação; metas; crenças de autoeficácia; senso de pertencimento; percepção do currículo; qualidade de escolha e identificação com o curso. O estudo de natureza descritiva, possui uma abordagem quantitativa e foi operacionalizado por meio de survey on-line. A amostra obtida compreende 796 estudantes matriculados em IES localizadas nas cinco regiões brasileiras. Os dados foram analisados com apoio da técnica de estatística descritiva no software SPSS 25; Análise Fatorial Exploratória no software Factor 12.01.02, para identificação das dimensões dos construtos; e Regressão Linear Múltipla no software SPSS 25, para analisar as associações propostas no estudo. Os resultados indicam que os estudantes que compõem a amostra apresentam um perfil motivacional autônomo; que suas crenças de autoeficácia, metas e identificação com o curso são os fatores motivacionais mais presentes em sua vida acadêmica; e que estão plenamente decididos a permanecerem no curso. Os resultados ainda indicam que a persistência dos estudantes é influenciada positivamente por suas metas, crenças de autoeficácia e identificação com o curso e de forma negativa pela desmotivação e motivação autônoma. O estudo complementa e amplia a literatura sobre essa temática e contribui para a construção de novos caminhos para as pesquisas acerca da persistência/evasão, em que o foco seja investigar junto ao estudante que persiste no curso os motivos que fomentam sua persistência e o que a IES pode fazer a respeito disso. Além disso, identificar fatores que influenciam a persistência dos estudantes pode auxiliar no desenvolvimento de ações que busquem criar condições para que eles permaneçam no curso, como a realização de workshops nas escolas de ensino médio e com ingressantes do curso, oficinas de gerenciamento do tempo e estratégias de aprendizagem, e monitorias voltadas para o desenvolvimento de habilidades acadêmicas. Bem como, fortalecer a relação professor-aluno para que seja possível tornar o aprendizado mais prazeroso e interessante, melhorando o engajamento do estudante e fomentando sua motivação para persistir no curso e concluí-lo no prazo determinado.

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Palavras-chave: Curso de ciências contábeisEstudantes de ciências contábeisMotivaçãoPersistência