Dissertação - Simone Rodrigues Zabolotny

Epistemologia dos saberes docentes : um estudo com professores de programas de pós-graduação stricto sensu em Ciências Contábeis do Brasil

Autor: Simone Rodrigues Zabolotny (Currículo Lattes)

Resumo

Este estudo propôs compreender como ocorre o processo de construção dos saberes mobilizados pelos docentes dos Programas de Pós-Graduação stricto sensu em Ciências Contábeis. Fundamentalmente, têm-se por objetivos específicos (i) identificar os saberes mobilizados pelos docentes dos Programas de Pós-Graduação stricto sensu em Ciências Contábeis por meio da aplicação de um questionário; (ii) descrever como ocorre o processo de construção dos saberes dos docentes dos Programas de Pós-Graduação stricto sensu em Ciências Contábeis através da realização de entrevistas semiestruturadas. A pesquisa foi realizada em duas etapas, na primeira etapa, como instrumento de pesquisa, elaborou-se um questionário eletrônico no GOOGLE FORMS, o qual foi encaminhado para os e-mails dos professores vinculados aos Programas de Pós-Graduação stricto sensu em Contabilidade com a finalidade de responder ao primeiro objetivo específico do estudo, resultando em uma amostra com 135 (cento e trinta e cinco) observações. Na segunda etapa do estudo, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 13 (treze) docentes, 05 (cinco) professores vinculados a Instituições Públicas da região Sul (FURG, UFSC, UFRGS, UNIOESTE) e 08 (oito) professores vinculados a Instituições Públicas da região Sudeste (USP, UFRJ, UFU, UFES). As entrevistas foram realizadas por meio da plataforma conferência web de 22/12/2020 até 19/02/2021. Na sequência, de posse dos dados quantitativos e qualitativos, buscou-se compreender como ocorreu o processo de construção dos saberes dos professores, tecendo inter-relações com os saberes docentes na perspectiva de Tardif e da Teoria Sociológica da Identidade. Como resultado, na primeira etapa do estudo, verificou-se que os saberes mais mobilizados pelos docentes foram os saberes profissionais, o que denota que apesar da lacuna quanto a formação pedagógica dos professores investigados, estes encontram outra forma de elaborar esses saberes e os mobilizam mais no contexto da Pós-Graduação stricto sensu. Já em relação a construção dos saberes, segunda etapa do estudo, os achados da pesquisa revelaram que os saberes dos professores vinculados aos Programas de Pós-Graduação stricto sensu foram construídos durante as suas trajetórias antes de ingressar na carreira docente, no ambiente da Pós-Graduação stricto sensu, através das suas vivências com seus mestres, por meio da aquisição de conhecimentos que lhe auxiliaram no início da carreira docente. No entanto, além das experiências pregressas a carreira docente, a prática docente também se mostrou como um laboratório para a aquisição/ressignificação dos saberes adquiridos por meio de processos formativos e experiências pregressas, já que a carreira docente demanda constante atualização frente as imposições das suas práticas.

TEXTO COMPLETO

Palavras-chave: Ciências contábeisEnsino de pós-graduação (Stricto sensu)Saberes do docenteTeoria sociológica da identidade