Dissertação - Cristian Marciano Küster

A presença da educação empreendedora nos cursos de Ciências Contábeis sob a ótica do construtivismo

Autor: Cristian Marciano Küster (Currículo Lattes)

Resumo

O presente estudo objetiva analisar como se caracteriza a Educação Empreendedora, levando-se em conta o ensino do empreendedorismo nos cursos de Ciências Contábeis das universidades do Rio Grande do Sul, sob a ótica da teoria do construtivismo. Inicialmente, foram realizadas análises nas grades curriculares de Ciências Contábeis das universidades do Rio Grande do Sul participantes do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) no ano de 2015. Após, coletou-se os dados junto aos coordenadores do Curso de Ciências Contábeis e acadêmicos do Curso. Utilizou-se como forma de análise dos dados a pesquisa metodológica e taxonômica da prática, dos fatos e das ocorrências por meio de estudos para atender as ações que balizam a exigência de validação concreta, segundo Martins e Theóphilo (2016). Para tanto, foi elencada a técnica de análise de conteúdo (FONSECA JÚNIOR, 2009) e a estatística descritiva para a análise dos dados. No tratamento dos resultados, notou-se que as atividades direcionadas ao empreendedorismo inerentes as disciplinas geralmente possuem caráter extraclasse, bem como dois pontos de concordância: a interdisciplinariedades da relação e dos momentos. Verificou-se, também, a disparidade nas respostas de várias questões onde o entendimento do coordenador difere dos acadêmicos e pode-se dizer que são os próprios educadores que dispõe de restrições quanto a sua atuação, o que acaba por isolar seus entendimentos, uma vez que esses seguem se autoprivando de buscar ampliar conhecimentos de outras naturezas/disciplinas. Este estudo contribuiu para a complementação da literatura que trata do processo de tornar o indivíduo em um empreendedor pessoal, sendo que o mesmo necessita que os objetivos sejam passados de forma simples e coerente por parte dos educadores. Dessa forma, demonstra para os alunos a importância de se ter clareza quando do desenvolvimentos de projetos que despertem o interesse para o empreender na sua vida, tendo em mente que o empreender não é só econômico.

TEXTO COMPLETO

Palavras-chave: ContabilidadeEducaçãoEducação empreendedoraEmpreendedorismo