Dissertação - Luisi Corvo Costa

Inteligência emocional, metas de realização e desempenho acadêmico : um estudo com graduandos de Ciências Contábeis

Autor: Luisi Corvo Costa (Currículo Lattes)

Resumo

Este estudo se propôs a analisar a relação entre inteligência emocional, aderência a Teoria das metas de realização e desempenho acadêmico de graduandos de Ciências Contábeis de uma Instituição de Ensino Superior Federal do Rio Grande do Sul. Inerentemente, têm-se por objetivos específicos: (i) identificar o nível de inteligência emocional dos graduandos de Ciências Contábeis por meio do questionário de Schutte et al. (1998); (ii) verificar a aderência da Teoria das Metas de Realização a esses graduandos; (iii) analisar a relação entre as variáveis objeto de estudo e as variáveis de caracterização. A pesquisa possui viés descritivo, quantitativo e foi instrumentalizada através de uma survey, com questionário em meio eletrônico, enviado aos e-mails e mídias sociais dos estudantes de Ciências Contábeis matriculados no primeiro semestre de 2020, resultando em uma amostra com 99 observações. Os dados foram analisados com apoio dos softwares Stata® 15 e SPSS 23. Variáveis categóricas como sexo, estado civil, graduação anterior, atividade remunerada, cor e tipo de escola foram transformadas em variáveis dummies e seus efeitos foram controlados. Os resultados demonstram que existe relação significativa entre inteligência emocional e aderência a teoria das metas de realização, já quando se olha a IE e aderência a TMR, este estudo não encontrou associações com magnitude e significância estatística dos coeficientes entre estas variáveis. Na análise dos objetivos específicos, através da utilização de regressão múltipla, na qual, inicialmente partiu de estimativa com menos controles referente algumas característica dos alunos até chegar-se na especificação desejada, foram encontrados os seguintes resultados: (i) relação negativa entre inteligência emocional e desempenho acadêmico, tempo que o estudante permanece no curso, estado civil, possuir graduação anterior e semestre em que está matriculado; (ii) a amostra é predominantemente orientada a meta-aprender. Relação negativa entre aderência a TMR e estado civil e semestre em que está cursando. Ainda, esta pesquisa não encontrou evidências que comprovem que estudantes trabalhadores possuem nível de IE maior que os que não trabalham. Também não achou associação entre aderência a teoria das metas de realização e alunos que possuem filhos. Assim como, não há indícios de que graduandos que possuem maior escore de inteligência emocional e maior aderência a teoria das metas de realização possuem maior desempenho acadêmico. Cabe ressaltar que no período de coleta de dados, havia baixa carga de interação social, o que pode constituir, ao menos em parte, uma possível explicação dos resultados distintos encontrados. Os achados contribuem com a literatura antecedente sobre inteligência emocional, bem como, traz contribuições teóricas e práticas ao ensino e a profissão contábil, pois a partir de buscas sistemáticas realizadas foi evidenciado que este é o primeiro trabalho que se propõe avaliar a relação entre desempenho acadêmico, nível de inteligência emocional e aderência a teoria das metas de realização em estudantes de contabilidade no Brasil, o que lhe confere um caráter inédito.

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Palavras-chave: Inteligência emocionalDesempenho acadêmicoTeoria das metas de realizaçãoEstudantes universitáriosEstudantes de ciências contábeis