Dissertação - Cristiane Munhoz de Azevedo

Técnicas de ensino e estilos de aprendizagem : uma análise sobre seus efeitos no conhecimento adquirido, a luz da teoria da avaliação formativa

Autor: Cristiane Munhoz de Azevedo (Currículo Lattes)

Resumo

A busca por técnicas de ensino que proporcionem melhorias na aprendizagem dos alunos faz parte deste trabalho. Para isso, foram inseridas em sala de aula, por intermédio de um quase-experimento, três técnicas de ensino, sendo elas o método de caso, a seguir o PBL (Problem Based Learning) e por último o Role-Play, em uma turma de Contabilidade Intermediária do curso de Ciências Contábeis de uma Universidade do litoral sul do Rio Grande do Sul sob a luz da teoria da avaliação formativa. As técnicas de ensino podem ajudar o aluno a desenvolver o pensamento crítico e reflexivo, além de favorecer o relacionamento interpessoal. Para efetuar este estudo, foram percebidos também os estilos de aprendizagem de Kolb (1984) de cada aluno. Para Kolb (1984), cada indivíduo aprende de forma diferente e os estilos de aprendizagem são fatores resultantes da carga hereditária e das experiências de cada um. O objetivo do estudo é verificar se os estilos de aprendizagem de cada aluno interferem na aprendizagem adquirida sob a luz da avaliação formativa. Para se chegar a este objetivo foi efetuada uma análise quantitativa por meio do Modelo linear generalizado misto. Foi constatado que os estilos de aprendizagem não interferem na aprendizagem dos alunos nas técnicas método de caso e PBL (Problem Based Learning). Porém, na técnica Role-Play, foi obtido um resultado diferente, em que foi constatado que os estilos de aprendizagem interferiram na aprendizagem dos alunos. Foi efetuada também uma análise de conteúdo, em que foi possível encontrar fragmentos da teoria dos estilos de aprendizagem de Kolb nas respostas dos alunos e, por intermédio da autoavaliação dos alunos, verificar se consolidaram o conteúdo. Além disso, foi aplicada uma avaliação antes e uma depois da aplicação das técnicas de ensino para verificar se houve melhora no rendimento dos alunos. Dentro da avaliação formativa, a auto avaliação auxilia os alunos a consolidarem o conhecimento, pois os proporciona uma reflexão sobre sua aprendizagem. Neste estudo foi constatado que os alunos possuíam predominante o estilo Assimilador, seguido do Convergente e após Acomodador. Foi percebido que os alunos pertencentes ao estilo acomodador possuíram um rendimento melhor se comparado aos outros alunos dos outros estilos. Constatou-se que grande parte destes alunos trabalham na área contábil, este fato colabora com o rendimento dos alunos. O resultado deste estudo encoraja os docentes a utilizarem técnicas de ensino em sala de aula como complemento as aulas palestradas, pois a inserção destas técnicas de ensino, na programação das aulas, pode promover melhor interesse pelo conteúdo proposto em sala de aula acarretando uma melhora no rendimento dos alunos.

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Palavras-chave: Ensino de contabilidadeEnsino e aprendizagemTécnicas de ensinoEstilos de aprendizagemAvaliação formativaAutoavaliação