Dissertação - Bruna Terra Mohad

O uso do smartphone nas atividades acadêmicas : a percepção dos discentes das Ciências Sociais Aplicadas de uma universidade federal

Autor: Bruna Terra Mohad (Currículo Lattes)

Resumo

Muitos discentes estão utilizando a tecnologia móvel, e essa tecnologia está mudando a maneira como esses aprendem. Uma ferramenta tecnológica muito popular é o smartphone, assim a maioria dos discentes têm acesso a essa tecnologia. Diante desse aspecto, o objetivo deste estudo é verificar como os discentes dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comércio Exterior e Tecnologia em Gestão de Cooperativas, de uma universidade federal percebem o uso do smartphone nas atividades acadêmicas por meio do Modelo de Aceitação da Tecnologia 2 (TAM2). Através desse modelo, foram formuladas 10 hipóteses testadas para verificar as relações entre os fatores. Os dados foram coletados por meio de questionário aplicados pessoalmente aos discentes da instituição de ensino superior. A amostra contou com a participação de 596 discentes dos cursos da amostra dessa pesquisa, e os dados foram tratados por meio de estatísticas descritivas para o perfil demográfico, análise fatorial exploratória e equações estruturais para o teste das hipóteses. Os resultados das análises demonstraram que as relações propostas pelo TAM2 foram confirmadas em parte, a variável Demonstrabilidade de Resultados não apresentou validade, levando à exclusão da relação proposta pela hipótese (H10) do constructo. Além disso, a variável Imagem não influencia significativamente a Utilidade Percebida dos respondentes, sendo refutada a hipótese H5. A variável Voluntariedade, poderia ter sido desconsiderada nessa pesquisa. Assim, conclui-se que a Intenção Comportamental sofre influencia positiva das seguintes variáveis: Facilidade de Uso Percebida, Utilidade Percebida e Norma Subjetiva, especialmente pelas duas variáveis originais do TAM. Quanto a Utilidade Percebida, essa pode ser influenciada positivamente pelas seguintes variáveis: Facilidade de Uso, Norma Subjetiva, Relevância para o Trabalho e Qualidade de Saída. Demonstrando que, de modo geral, os discentes aceitam o uso do smartphone para as atividades acadêmicas. A contribuição dessa pesquisa é que: através da percepção dos discentes sobre o uso do smartphone, pode-se buscar oportunidades de melhoria, principalmente por parte dos docentes que podem propôs atividades aos discentes através dessa ferramenta. A limitação apontada é que os resultados não podem ser generalizados.

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Palavras-chave: Ensino superiorEstudantes universitáriosSmartphoneNovas tecnologias da comunicaçãoTecnologias na educaçãoModelo de aceitação da tecnologia