Dissertação - Michele Urrutia Heinz

As técnicas de ensino influenciam o nível de desenvolvimento cognitivos dos estudantes de contabilidade? Evidências à luz da taxonomia de Bloom

Autor: Michele Urrutia Heinz (Currículo Lattes)

Resumo

A educação impõe constantes desafios aos docentes, que buscam através de suas aulas propiciar um cenário adequado para a construção de conhecimento. Esse desenvolvimento, ocorre nos sujeitos através da sua interação com o mundo, por meio das estruturas mentais, portanto cabe ao docente estimular esta construção, através das estratégias de ensino. Neste sentido, este estudo propôs, como objetivo geral, avaliar a capacidade das técnicas de ensino influenciarem no nível de desenvolvimento cognitivo atingido pelos estudantes de contabilidade, à luz da Taxonomia de Bloom. Para alcançar este objetivo a metodologia aplicada foi a realização de um quase experimento, com estudantes do 4º semestre do curso de Ciências Contábeis, de uma Instituição Federal de Ensino Superior, através da utilização de quatro técnicas de ensino, de forma complementar a aula expositiva e resolução de exercício, aplicando três avaliações cognitivas: a primeira para verificar os conhecimentos prévios dos estudantes com o assunto a ser apresentado; a segunda após a aula expositiva e resolução de exercício, para analisar o desenvolvimento cognitivo alcançado com estas estratégias de ensino; e a última para verificar se as técnicas experimentais possuem efeito no desenvolvimento cognitivo dos estudantes; assim como aplicou-se duas avaliações afetivas, para identificar a satisfação dos estudantes com cada analisar técnica de ensino aplicada. A análise dos dados, foi baseada nas avaliações cognitiva e afetiva realizadas de acordo com a Taxonomia de Bloom, permitindo identificar que de forma geral, a utilização de diferentes técnicas de ensino como um instrumento complementar ao ensino realizado através da aula expositiva e resolução de exercício, possuem capacidade de influenciarem no nível de desenvolvimento cognitivo e afetivo alcançado pelos estudantes. Este quase experimento estimulou também, a tomada de decisão, comunicação, análise de conflito e a resolução de problemas, além de propiciar um ambiente de aprendizagem mais interativo, dinâmico, reflexivo e motivador, tornando os estudantes mais ativos e responsáveis pela própria aprendizagem, proporcionando assim, ação e interação do sujeito com o seu objeto de estudo, elementos essenciais e pertinentes para a construção de conhecimento.

TEXTO COMPLETO

Palavras-chave: ContabilidadeEnsinoTécnicas de ensinoDesenvolvimento cognitivoDesenvolvimento afetivoTaxonomia de Bloom