Dissertação - Alex Sandro Rodrigues Martins

Tecnologias digitais na educação superior contábil : a percepção dos estudantes com o uso de um aplicativo para dispositivos móveis, à luz da UTAUT e da teoria histórico-cultural de Vygotsky

Autor: Alex Sandro Rodrigues Martins (Currículo Lattes)

Resumo

A tecnologia da informação (TI) tem contribuído para evolução dos métodos educacionais, que trabalham com a inserção dos recursos tecnológicos no processo de ensino e aprendizagem, utilizando-se de equipamentos de informática tais como: tabletes, notebook, celulares e computadores. A partir desse desenvolvimento tecnológico, a aceitação e o uso de Tecnologia da Informação (TI) pelo indivíduo têm sido estudada por diferentes autores, nesse estudo foi utilizada a Teoria Unificada de Aceitação e Uso da Tecnologia (UTAUT) que busca medir a aceitação e uso da tecnologia perante aos recursos tecnológicos disponibilizados aos sujeitos, visando descobrir quais fatores que antecedem a intenção de uso de determinada tecnologia que proporcionam uma vantagem na construção de estratégias para aceitação da tecnologia no dia a dia de cada usuário. Entretanto, a aceitação da tecnologia por parte dos estudantes e docentes nas metodologias de ensino não é garantia de um melhor desenvolvimento intelectual do estudante. Por isso, é necessário encontrar outros meios que somados a UTAUT possam mensurar aceitação e seus reflexos na aquisição do saber. Assim, a teoria sócio-histórico-cultural Vygotskyana encaixa-se nesse perfil, devido as suas características que retratam o desenvolvimento do indivíduo perante as interações entre o homem e a sociedade, por intermédio de mediadores, os quais possibilitam a ligação entre o saber atual com o novo conhecimento. Este estudo, quanto ao enquadramento metodológico, insere-se, como um quase-experimento, pois esta pesquisa procura avaliar os efeitos dos construtos expectativa de desempenho, expectativa de esforço, influência social e condições facilitadoras, do modelo da teoria UTAUT, nas percepções dos estudantes em ciências contábeis sobre a aquisição do conhecimento, com a utilização de um aplicativo para dispositivos móveis, em uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFES) da região sul do Brasil, foram escolhidas duas disciplinas para fazer parte desse quase-experimento. De forma geral, as hipóteses suportadas indicaram inicialmente que a expectativa de desempenho, expectativa de esforço e a influência social atuaram de forma positiva na intenção comportamental e as condições facilitadoras no uso do aplicativo pelos estudantes. Entretanto, ao decorrer do estudo apenas o construto influência social continuou impactando sobre a intenção de uso, e as variáveis moderadoras que tiveram um comportamento linear na pesquisa foram idade, que moderou a influência social e a experiência que regulou as condições facilitadoras. Em relação aos resultados da análise qualitativa por intermédio da análise de conteúdo sobre as avaliações diagnósticas de Vygotsky, notou-se que após as audições dos podcasts houve um aumento da frequência de palavras na resolução da segunda avaliação diagnóstica, consequentemente esse fato resultou em um aditamento de vocabulário dos estudantes e denota que após a liberação dos áudios existiu um acréscimo de conhecimento para a sapiência dos discentes.

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