Dissertação - Lusia Ribeiro Ferreira

Efeitos das ações afirmativas na permanência e desempenho do estudante, sob a ótica da teoria da justiça : um estudo em uma Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Autor: Lusia Ribeiro Ferreira (Currículo Lattes)

Resumo

A Teoria da Justiça de John Rawls se propõe a promover a igualdade pressuposta pela lei natural propondo a compensação socioeconômica aos menos favorecidos, promovendo-lhes a igualdade de oportunidades. As Ações Afirmativas no Ensino Superior são medidas estratégicas que visam possibilitar o acesso e a permanência, na graduação, de minorias que de alguma forma, foram segregadas. Neste contexto o objetivo geral deste estudo é analisar o efeito das Ações Afirmativas na permanência e desempenho do estudante de Ensino Superior, nos cursos de graduação da área de negócios, em uma universidade federal do Rio Grande do Sul, a luz da Teoria da Justiça. Para tal, foi feita uma pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa. O primeiro passo consistiu em identificar as Ações Afirmativas de permanência e desempenho promovidas junto aos discentes, na Instituição estudada. A comparação da permanência e do desempenho de estudantes da área de negócios, beneficiários de Ações Afirmativas, com os não beneficiários, ocorreu a partir de um levantamento de dados de 268 alunos, selecionados pelo Sistema de Seleção Unificada (SISU), que ingressaram e concluíram a graduação nesta área, entre os anos de 2011 e 2017. Para verificar a percepção de estudantes beneficiários de ações permanentes sobre os fatores determinantes a sua permanência e ao seu desempenho na graduação e também se as Ações Afirmativas promovidas pela IES estudada atendem aos princípios fundamentais da justiça, aplicou-se um questionário tipo survey a 62 estudantes da área de negócios, com a matrícula ativa em 2018. Na análise dos dados relativo a permanência e desempenho, realizou-se um teste de médias, constatando-se que, ao nível de significância de 95%, não há diferença no desempenho e permanência nas duas amostras. Foi observado também, através do Teste de Correlação de Pearson, que não existe relação entre as variáveis permanência, desempenho, idade, sexo e ações afirmativas. Através de uma análise de conteúdo, identificou-se serem os fatores pessoais, de natureza psicológica, os mais desfavoráveis a permanência e desempenho dos estudantes na universidade e ainda, que sob a percepção dos estudantes quanto a "igual liberdade" e igualdade de oportunidade, as Ações Afirmativas refletem os pressupostos da Teoria da Justiça de John Rawls. Os resultados gerais sugerem que as Ações Afirmativas de Permanência, em relação a população estudada, atendem os princípios da Teoria da Justiça, promovendo igual oportunidade de permanência e desempenho na graduação. Esse estudo, teoricamente, contribuiu na organização de dados sobre fatores determinantes a permanência, desempenho acadêmico; na indicação de que as Ações Afirmativas podem se justificar como base os pressupostos da Teoria da Justiça de John Rawls. No campo empírico, os resultados podem ainda contribuir com a IES, na avaliação, revisão e evidenciação da efetividade destas, assim como na prestação de contas quanto a sua contraprestação à sociedade, pelos investimentos recebidos no REUNI. A pesquisa se limitou face ao tamanho da amostra, a resultados específicos da população estudada, deixando como indicativo para estudos futuros, a ampliação da amostra, o que poderá comportar testes estatísticos que reforçarão sua validação.

TEXTO COMPLETO DA DISSERTAÇÃO

Palavras-chave: DesempenhoTeoria da Justiça de John RawlsAções afirmativas