Dissertação - Yuri Schleich Klug

A influência da modalidade de ensino no curso de Ciências Contábeis : um olhar no desempenho acadêmico, sob a ótica das teorias do capital humano e fatores de produção, diante dos resultados do ENADE

Autor: Yuri Schleich Klug (Currículo Lattes)

Resumo

A educação, exposta neste estudo no ensino superior, é direito básico de todo cidadão, sendo fundamental para o crescimento individual e evolução da coletividade social, e preconiza-se que o ensino seja realizado com qualidade. Deste modo, para atender à crescente procura pelo ensino superior nas últimas décadas, aliado ao avanço da tecnologia como instrumento de ensino, vislumbra-se um crescimento constante da modalidade de ensino à distância (EAD) no ensino superior (em contraponto à modalidade presencial tradicional), inclusos os cursos de Ciências Contábeis. Assim, em vista das peculiaridades desta modalidade, bem como ao preconceito existente quando ao EAD quanto a qualidade de ensino, justifica-se a necessidade de investigação do desempenho do ensino por ela proporcionado. Como formas de avaliação do ensino superior no país existem indicadores de desempenho como o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), bem como o Conceito Preliminar de Curso (CPC), ambos instituídos pelo Governo Federal, que podem ser explicados através dos investimentos no capital humano e a qualidade e quantidade de insumos aplicados nos discentes, docentes e instituições de ensino. Desta forma, o objetivo geral deste estudo é verificar a influência da modalidade de ensino no desempenho discente dos cursos de Ciências Contábeis brasileiros, em face das Teorias do Capital Humano e da Função da Produção Educacional, assim como verificar variáveis explicativas da influência no desempenho. São utilizados os dados disponíveis do ENADE 2015, por serem os mais recentes disponíveis, que contém dados de 1.044 cursos de Ciências Contábeis e 55.125 estudantes que realizaram o teste. Foram realizadas estatísticas descritivas, bem como testes de regressão múltipla pelo Método dos Quadrados Ordinários (MQO), seguindo o procedimento stepwise, aliado a criação de variáveis dummies para as características qualitativas. Os resultados apontam que a modalidade EAD exerce influência negativa e significativa nas notas dos discentes na Nota do Componente Específico do ENADE e no CPC dos cursos de Ciências Contábeis, na média de 3,6 pontos, bem como um melhor desempenho dos cursos das regiões Sul e Sudeste, que pode ser explicado pelo melhor desenvolvimento regional. Ainda, os investimentos no capital humano e insumos dos fatores de produção educacional, no âmbito discente e institucional, exercem influência positiva e significativa no desempenho em ambas modalidades, em especial, a renda familiar, horas de estudo empregadas e o recebimento de bolsa de estudos. Desta forma, com maior investimento no capital humano e maior quantidade de insumos ambientais que influenciam na educação, apresentam desempenho mais elevado do que alunos com menores investimento, que possuem forte ligação com o desempenho de cada modalidade. O desempenho do EAD, nas variadas análises, é inferior ao da modalidade presencial, que está correlacionada com as características e insumos relacionados ao investimento no indivíduo. Esses resultados sugerem que quanto maior o investimento realizado no estudante, maior será o seu desempenho, e que as diferenças entre as modalidades vislumbradas não justificam a escolha de uma modalidade em detrimento da outra.

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Palavras-chave: Ciências contábeisEnsino superiorEducação a distânciaAvaliação de desempenho