Apresentação
Os objetivos do programa se mantiveram iguais ao exposto no ano anterior, conforme descrito a seguir:
O Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Contabilidade - Nível de Mestrado da Universidade Federal do Rio Grande – FURG tem por objetivos:
I. formar e titular Mestres em Contabilidade, promovendo o desenvolvimento do conhecimento científico e tecnológico e a formação de recursos humanos para as atividades de ensino, pesquisa e extensão relacionados à Ciência Contábil, considerando a relevância das demandas e peculiaridades regionais e sua interface com as realidades regional, nacional e internacional;
II. desenvolver, em termos epistemológicos e metodológicos no campo da Ciência Contábil, o pensamento crítico acerca das atividades relacionadas ao ensino em Contabilidade;
III. impulsionar a formação continuada de pesquisa em Contabilidade, relacionada com a aplicabilidade nas organizações;
IV. valorizar a realidade local e regional como locus privilegiado dos estudos e pesquisas do campo da Contabilidade, sem desconsiderar os cenários nacional e global;
V. contribuir para a qualificação do profissional acadêmico no campo das Ciências Sociais Aplicadas, ampliando e potencializando sua atuação através de atividades de ensino e pesquisa, tanto para o estado do Rio Grande do Sul, como para o restante do país;
VI. estimular o aperfeiçoamento em pesquisa, ensino e gestão, no campo da Ciência Contábil, com compartilhamento de experiências entre grupos de pesquisa de diferentes instituições; e
VII. permitir, através de uma formação teórica consistente, que o egresso possa compreender de forma crítica e socialmente responsável a realidade socioeconômica em que está inserido, tornando-se um agente do desenvolvimento regional, com foco no ensino e na pesquisa em contabilidade e na geração de informação contábil.
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09/03/202018h46Notícia
Agenda 2030
Objetivo 4. Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas e todos
- garantir que todas as meninas e meninos completem o ensino primário e secundário livre, equitativo e de qualidade, que conduza a resultados de aprendizagem relevantes e eficazes
- garantir que todos as meninas e meninos tenham acesso a um desenvolvimento de qualidade na primeira infância, cuidados e educação pré-escolar, de modo que eles estejam prontos para o ensino primário
- assegurar a igualdade de acesso para todos os homens e mulheres à educação técnica, profissional e superior de qualidade, a preços acessíveis, incluindo universidade
- aumentar substancialmente o número de jovens e adultos que tenham habilidades relevantes, inclusive competências técnicas e profissionais, para emprego, trabalho decente e empreendedorismo
- eliminar as disparidades de gênero na educação e garantir a igualdade de acesso a todos os níveis de educação e formação profissional para os mais vulneráveis, incluindo as pessoas com deficiência, povos indígenas e as crianças em situação de vulnerabilidade
- garantir que todos os jovens e uma substancial proporção dos adultos, homens e mulheres estejam alfabetizados e tenham adquirido o conhecimento básico de matemática
- garantir que todos os alunos adquiram conhecimentos e habilidades necessárias para promover o desenvolvimento sustentável, inclusive, entre outros, por meio da educação para o desenvolvimento sustentável e estilos de vida sustentáveis, direitos humanos, igualdade de gênero, promoção de uma cultura de paz e não violência, cidadania global e valorização da diversidade cultural e da contribuição da cultura para o desenvolvimento sustentável
- construir e melhorar instalações físicas para educação, apropriadas para crianças e sensíveis às deficiências e ao gênero, e que proporcionem ambientes de aprendizagem seguros e não violentos, inclusivos e eficazes para todos
- substancialmente ampliar globalmente o número de bolsas de estudo para os países em desenvolvimento, em particular os países menos desenvolvidos, pequenos Estados insulares em desenvolvimento e os países africanos, para o ensino superior, incluindo programas de formação profissional, de tecnologia da informação e da comunicação, técnicos, de engenharia e programas científicos em países desenvolvidos e outros países em desenvolvimento
- substancialmente aumentar o contingente de professores qualificados, inclusive por meio da cooperação internacional para a formação de professores, nos países em desenvolvimento, especialmente os países menos desenvolvidos e pequenos Estados insulares em desenvolvimento
Objetivo 8. Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todas e todos
- Sustentar o crescimento econômico per capita de acordo com as circunstâncias nacionais e, em particular, um crescimento anual de pelo menos 7% do produto interno bruto [PIB] nos países menos desenvolvidos
- Atingir níveis mais elevados de produtividade das economias por meio da diversificação, modernização tecnológica e inovação, inclusive por meio de um foco em setores de alto valor agregado e dos setores intensivos em mão de obra
- Promover políticas orientadas para o desenvolvimento que apoiem as atividades produtivas, geração de emprego decente, empreendedorismo, criatividade e inovação, e incentivar a formalização e o crescimento das micro, pequenas e médias empresas, inclusive por meio do acesso a serviços financeiros
- Melhorar progressivamente, até 2030, a eficiência dos recursos globais no consumo e na produção, e empenhar-se para dissociar o crescimento econômico da degradação ambiental, de acordo com o Plano Decenal de Programas sobre Produção e Consumo Sustentáveis, com os países desenvolvidos assumindo a liderança
- Alcançar o emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todas as mulheres e homens, inclusive para os jovens e as pessoas com deficiência, e remuneração igual para trabalho de igual valor
- Reduzir substancialmente a proporção de jovens sem emprego, educação ou formação
- Tomar medidas imediatas e eficazes para erradicar o trabalho forçado, acabar com a escravidão moderna e o tráfico de pessoas, e assegurar a proibição e eliminação das piores formas de trabalho infantil, incluindo recrutamento e utilização de crianças-soldado, e até 2025 acabar com o trabalho infantil em todas as suas formas
- Proteger os direitos trabalhistas e promover ambientes de trabalho seguros e protegidos para todos os trabalhadores, incluindo os trabalhadores migrantes, em particular as mulheres migrantes, e pessoas em empregos precários
- Elaborar e implementar políticas para promover o turismo sustentável, que gera empregos e promove a cultura e os produtos locais
- Fortalecer a capacidade das instituições financeiras nacionais para incentivar a expansão do acesso aos serviços bancários, de seguros e financeiros para todos
- Aumentar o apoio da Iniciativa de Ajuda para o Comércio [Aid for Trade] para os países em desenvolvimento, particularmente os países menos desenvolvidos, inclusive por meio do Quadro Integrado Reforçado para a Assistência Técnica Relacionada com o Comércio para os países menos desenvolvidos
- Desenvolver e operacionalizar uma estratégia global para o emprego dos jovens e implementar o Pacto Mundial para o Emprego da Organização Internacional do Trabalho [OIT]
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01/11/201809h57Notícia
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03/10/201713h35Notícia
Revistas
Fontes de acesso livre para pesquisa
Nacionais:
- Biblioteca Brasiliana USP - https://digital.bbm.usp.br/handle/bbm/1
Constitui-se por obras de literatura, história, relatos de viajantes, manuscritos históricos e literários, periódicos, mapas, livros científicos e didáticos, iconografia e livros de artistas.
- Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações – BDTD - http://bdtd.ibict.br/vufind/
Constitui-se de teses e dissertações existentes nas instituições de ensino e pesquisa do Brasil.
- Domínio Público - http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.jsp
Seu principal objetivo é promover o amplo acesso às obras literárias, artísticas e científicas (na forma de textos, sons, imagens e vídeos), já em domínio público ou que tenham a sua divulgação devidamente autorizas.
- Portal de Periódicos da CAPES - http://www.periodicos.capes.gov.br
Conta com um acervo de mais de 45 mil títulos com texto completo, 130 bases referenciais, 12 bases dedicadas exclusivamente a patentes, além de livros, enciclopédias e obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual.
- Repositório Institucional da FURG - http://repositorio.furg.br/
Visa gerir e disseminar a produção intelectual institucional.
- Scientific Electronic Library Online - Scielo - https://scielo.org/
É uma biblioteca digital de livre acesso e modelo cooperativo de publicação digital de periódicos científicos brasileiros
- Scientific periodicals eletronic library – SPELL - http://www.spell.org.br
Repositório de artigos científicos e proporciona acesso gratuito à informação técnico-científica.
Internacionais:
- Directory of Open Access Journals – DOAJ - https://doaj.org/
Indexa e fornece acesso a periódicos de alta qualidade, acesso aberto e revisados por pares.
- ERIC - https://www.eric.ed.gov/
Base de dados desenvolvida pelo Departamento de Educação dos Estados Unidos, onde estão indexadas as mais importantes publicações na área de Educação
- Global Entrepreneueship Monitor – GEM - https://www.gemconsortium.org/
Contém estudos no campo do empreendedorismo.
- Networked Digital Library of Theses and Dissertations – NDLTD - http://search.ndltd.org/
Constitui-se de teses e dissertações existentes nas instituições de ensino e pesquisa do mundo.
Composta por revistas de livre acesso, abrangendo todas áreas do conhecimento.
E-books:
- Directory of Open Acess Books – DOAB - https://www.doabooks.org/
O objetivo principal do DOAB é aumentar a capacidade de descoberta de livros de acesso livre.
- Europeana - https://www.europeana.eu/portal/pt
Base de materiais históricos.
- Google livros - https://www.ucs.br/site/biblioteca/base-de-dados/
Serviço que procura textos completos de livros armazenados no banco de dados digital da Google
- Internet Archive - https://archive.org/
Base de materiais históricos.
- Scielo Livros - http://books.scielo.org/
Oferece acesso gratuito e texto completo de publicações de caráter acadêmico.
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03/10/201713h34Notícia
Discentes
Mestrado
Turma 2017
BRUNA TERRA MOHAD - Lattes
BRUNO PESERICO MARTINI - Lattes
LUSIA RIBEIRO FERREIRA - Lattes
MICHELE JOSIANE RUTZ BUCHWEITZ - Lattes
MICHELE URRUTIA HEINZ- Lattes
THAIS APARECIDA PEREIRA - Lattes
VIVIANE DA SILVA LEMOS - Lattes
YURI SCHLEICH KLUG - Lattes
Turma 2018
ALEX SANDRO RODRIGUES MARTINS - Lattes
ANDERSON BETTI FRARE - Lattes
CARLA MILENA GONÇALVES FERNANDES - Lattes
CRISTIAN MARCIANO KUSTER - Lattes
CRISTIANE MUNHOZ DE AZEVEDO - Lattes
DEBORA POOL DA SILVA FREITAS - Lattes
JULIANA FRONER DE OLIVEIRA - Lattes
THAIS CIPOLLINA PEREIRA TUBINO - Lattes
VAGNER HORZ - Lattes
Turma 2019
Daiane Garcia Domingues - Lattes
Diego Lemos da Silva - Lattes
Elcídio Henriques Quiraque - Lattes
Leinad de Carvalho Silva - Lattes
Luisi Corvo Costa - Lattes
Simone Rodrigues Zabolotny - Lattes
Turma 2020
Cristiano Carvalho Lopes - Lattes
Deise Ferreira - Lattes
Douglas Colares da Silveira - Lattes
Leonardo Pinto Ortiz - Lattes
Maria Nazaré Oliveira Wyse - Lattes
Priscila Duarte Salvador - Lattes
Roberto Caldeira Lopes - Lattes
Sandra Mara Lazzaretti Vasconcellos- Lattes
Turma 2021
Daiane dos Santos Barbosa - Lattes
Daiane Sotoriva - Lattes
Danielle Bueno Bueno - Lattes
Deize Aires Neves - Lattes
Diego Rosa Castanheira - Lattes
Fabiane Alves Marques - Lattes
Gabriel Silva Prodócimo - Lattes
Giovanna Gomes Cure - Lattes
Job Malanga Nazare Fernando Mafuco - Lattes
Juliana Froner de Oliveira - Lattes
Rosana Vieira Manke - Lattes
Vivian Irigoite Pereira - Lattes
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03/10/201713h32Notícia
Documentos
Regimento e normas internas
Política de Concessão e Renovação de Bolsas (PPGCont)
Formulários
Estágio Docência - Formulário Plano de Atividades (.doc)
Estágio Docência - Formulário Relatório Final (.doc)
Formulário Relatório Anual do Bolsista (.doc)
Formulário Relatório do Bolsista - Parecer do Orientador (.doc)
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03/10/201713h31Notícia
Editais
Ingresso Regular
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Alunos Especiais
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Estágio Pós-doutoral
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Docentes
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Bolsas de Estudo
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03/10/201713h29Notícia
Infraestrutura
Laboratórios
O Curso de Mestrado em Contabilidade funciona nas instalações do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis (ICEAC), da Universidade Federal do Rio Grande FURG, localizado no Pavilhão 4, do Campus Carreiros.
O curso tem a sua disposição duas salas de aula, equipadas com ar condicionado, quadro branco, microcomputador, data show para projeção e pontos de internet. Cada sala tem capacidade para 45 alunos sentados.
A secretaria do curso funciona também no pavilhão 4 do campus carreiros, próximo a sala da coordenação e de um Laboratório de Pesquisa, que é explorado como um recurso para integração entre os mestrandos e graduandos, especialmente os bolsistas de iniciação científica. Dois técnicos administrativos em educação estão lotados na secretaria do curso, fornecendo suporte também a outros programas de pós-graduação do ICEAC. Além da secretaria, o curso conta com apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, localizada no prédio das Pró-Reitorias da Universidade, situado em frente ao Pavilhão 4.
O laboratório é equipado com computadores, mobiliário, ar condicionado e frigobar. O espaço é utilizado pelo Grupo de Estudos, Pesquisa e Ensino em Contabilidade (GEPECON), pelo Núcleo de Pesquisa e Extensão em Contabilidade e Finanças (NUPECOF). Há uma sala com computadores para uso compartilhado dos bolsistas e um espaço destinado às reuniões do grupo, discussões de projetos e pesquisa, bem como orientações. Essa estrutura fica ao lado da sala a coordenação do programa e em frente a secretaria acadêmica do curso.
Além da estrutura comentada, há também dois auditórios (salas 4110 e 4116), cada um com capacidade para 100 pessoas sentadas e um mini auditório com capacidade para 30 pessoas sentadas. Os auditórios apresentam boa iluminação natural e artificial com sistema de ar condicionado. Possuem recursos audiovisuais adequados para as atividades a serem desenvolvidas pelo Programa e estão localizados no Pavilhão 4 do Campus Carreiros.
Todas as salas de permanência dos professores do programa de mestrado também são equipadas com microcomputadores individuais, internet, impressora e mais recentemente, com ar condicionado. As salas ficam no Anexo do Pavilhão 4.Biblioteca
A FURG conta com uma Biblioteca Central localizada no Campus Carreiros e 7 (sete) Bibliotecas Setoriais. As instalações da Biblioteca Central incluem salas individuais para estudos e sala coletiva para consultas. A consulta ao acervo da biblioteca pode ser realizada por meio de internet. Os periódicos das principais áreas de conhecimento estão disponíveis para consulta local. A biblioteca disponibiliza aos usuários o acesso as seguintes bases de dados: (a) Portal de periódicos da CAPES: http:/ www.periodicos.capes.gov.br; (b) ABNT coleção: http://www.abntcolecao.com.br; (c) Portal de periódicos científicos da FURG: http://www.seer.furg.br/ojs/index.php; d) Banco Digital de Teses e Dissertações da FURG: http://bdtd.furg.br/; (e) Biblioteca Virtual em Saúde – http://regional.bvsalud.org e (f) Repositório institucional da FURG: http://repositorio.furg.br.
O acervo da Biblioteca da FURG está distribuído em oito unidades: (1) Biblioteca Central no Campus Carreiros, (2) Biblioteca Setorial da Área Acadêmica da Saúde, (3) Biblioteca Setorial da Pós-Graduação em Oceanologia, (4) Biblioteca Setorial Museu Oceanográfico, (5) Biblioteca Setorial Sala Verde Judith Cortesão, (6) Biblioteca do Campus de Santo Antônio da Patrulha, (7) Biblioteca do Campus de São Lourenço do Sul e (8) Biblioteca do Campus de Santa Vitória do Palmar, todas disponíveis à comunidade universitária. Por meio de um catálogo online (http://www.argo.furg.br), o Sistema ARGO oferece consulta ao acervo da biblioteca. Além disso, reservas e renovações de todos os tipos de materiais bibliográfico podem ser realizados por meio do Sistema FURG.
O programa dispõe, também, da Revista SINERGIA (ICEAC/ FURG) e de um Banco de Dados, órgão auxiliar do ICEAC, localizado no Pavilhão 4, que reúne documentos impressos e eletrônicos para suporte ao ensino, à pesquisa e à extensão.
O acervo das Bibliotecas é mantido pela aquisição de material bibliográfico através de compras, doações e ainda pelo serviço de intercâmbio de publicações entre a FURG e outras instituições nacionais e internacionais. -
03/10/201713h28Notícia
Docentes
Permanentes
Alexandre Costa Quintana (permanente) professorquintana@hotmail.com
Doutor em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Atualmente professor da Universidade Federal do Rio Grande(FURG). Autor dos Livros: Fluxo de Caixa: Demonstrações Contábeis; Contabilidade Pública; Exame de Suficiência do CFC Comentado; Transparência: instrumento para governança pública no Brasil; NBCASP - Normas de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público sob a ótica das IPSAS: um estudo comparativo; e Contabilidade Básica. Tem experiência na área de Contabilidade, com ênfase em Contabilidade Pública e Educação em Contabilidade, atuando principalmente nos seguintes temas: contabilidade aplicada ao setor público, transparência, tecnologias educacionais, pesquisa em contabilidade, organizações do terceiro setor e demonstração dos fluxos de caixa.
Ana Paula Capuano da Cruz (permanente) anapaulacapuanocruz@gmail.com
Doutora em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (FEA/USP), Mestre em Contabilidade pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Especialista e Graduada em Ciências Contábeis pela FURG. É professora Adjunta do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e leciona nos cursos de Graduação e Especialização (Lato Sensu) em Ciências Contábeis e no Mestrado Acadêmico em Administração (PPGA/ICEAC/FURG). Atua, principalmente, nas linhas de pesquisa de Controle Gerencial e Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade.
Débora Gomes de Gomes (permanente) debora_furg@yahoo.com.br
Pós-Doutora em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS (2016), possui doutorado em Ciências Contábeis e Administração pela Universidade Regional de Blumenau - FURB (2012), possui mestrado em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS (2005) e graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Católica de Pelotas - UCPEL (1994). É professora associada da Fundação Universidade Federal do Rio Grande - FURG, atua na graduação, especialização e mestrado. Tem experiência na área de Contabilidade Gerencial, atuando principalmente nos seguintes temas: controle gerencial e educação e pesquisa em contabilidade.
Marco Aurélio Gomes Barbosa (permanente) maurelio@vetorial.net
Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (2004), Especialista em Auditoria e Perícia Contábil pela Universidade Católica de Pelotas - UCPEL (2006), Mestre em Ciências Contábeis e Controladoria (2009) e Doutor em Ciências Contábeis (2017) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS. Atualmente é professor efetivo do curso de Ciências Contábeis e do PPG em Contabilidade da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, Membro da Acadêmia de Ciências Contábeis do Rio Grande do Sul e Coordenador da Comissão de Estudos de Acompanhamento do Ensino Superior do CRCRS. Possui interesse em pesquisas sobre Teorias para a Contabilidade, História da Contabilidade, Regulação e Controle.
Flávia Regina Costa Czarneski (permanente) flavia.furg@gmail.com
Doutora em Engenharia de Produção e Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Graduada em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Professora Adjunta do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis (ICEAC) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Atua nos cursos: Graduação em Administração; Especialização (lato sensu) em Gestão Pública Municipal; Mestrado em Administração Pública (PROFIAP) e Mestrado em Contabilidade (PPGCont / ICEAC / /FURG). Linhas de pesquisa: Pesquisa em Administração e Contabilidade; Gestão Estratégica de Pessoas; Inovações Gerenciais; Mudanças Organizacionais e Indicadores de Desempenho.
Décio Bittencourt Dolci(permanente) dbdolci@gmail.com
Possui doutorado (2005) e mestrado (2000) em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) com estágio doutoral (2004) na Florida Atlantic University (FAU) no College of Business - Department of Information Technology; especializações em Administração (1993) pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e em Análise de Sistemas (1986) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio); graduação (1983) em Engenharia Mecânica pela FURG. Atualmente é Professor Titular do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), atuando no Programa de Pós-Graduação em Administração da FURG nos cursos Mestrado Acadêmico em Administração (PPGA/FURG) e Mestrado Profissional em Administração Pública (PROFIAP/FURG), como professor permanente; na Especialização em Gestão Pública Municipal; e na Graduação dos Cursos de Administração, Sistemas de Informação e Biblioteconomia. É um dos líderes do Núcleo de Pesquisas e Estudos Regionais (FURG) e membro do grupo de pesquisa Tecnologia da Informação e Sociedade (UFPB). Seus trabalhos de pesquisa, extensão e inovação normalmente objetivam relacionar Administração e Tecnologia da Informação, sendo suas principais áreas de interesse: utilizações organizacionais da TI, inovações organizacionais, Gestão de Projetos, mídias na educação, modelagem de sistemas, desenvolvimento de sistemas de informação, modelos de mensuração e modelos causais.
Daiane Pias Machado (permanente) daianepiasmachado@yahoo.com.br
Doutora em Contabilidade pelo Programa de Pós-Graduação em Contabilidade na Universidade Federal do Paraná - UFPR (2018). Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS (2014). Especialista em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (2008). Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande (2005). Professora Adjunta da Universidade Federal do Rio Grande. Autora do Livro Contabilidade Pública de acordo com as novas Normas Brasileiras de Contabilidade aplicadas ao Setor Público e a Lei de Responsabilidade Fiscal.
Cristiane Gularte Quintana (permanente) cristianequintana@hotmail.com
Doutora em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Brasil. Mestre em Administração pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), Brasil. Especialista em Gestão Portuária pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Graduada em Administração Habilitação Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Professora da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), e membro do corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade - Mestrado Acadêmico. Experiência com ênfase em Inovações Portuárias e Ambientais, Gestão de Pessoas, Educação Ambiental, Empreendedorismo Sustentável e Educação Empreendedora.
Fernanda Gomes Victor (permanente) fernanda.g.victor@gmail.com
Professora do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis (ICEAC) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Professora do PPG em Ciências Contábeis e Controladoria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Vice-Coordenadora e Professora do Curso de Especialização em Gestão Atuarial em Previdência (UFRGS). Doutora em Administração, na área de concentração Contabilidade e Finanças, pela Escola de Administração da UFRGS. Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Graduada em Ciências Contábeis pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Possui experiência docente nas disciplinas de Contabilidade Geral e Introdutória, Teoria da Contabilidade, Contabilidade de Custos, Contabilidade Societária, Análise das Demonstrações Contábeis e Metodologia da Pesquisa. Na graduação, já lecionou para os cursos de Engenharia Civil e Mecânica Empresarial, Engenharia de Alimentos, Ciências Econômicas, Administração de Empresas, Ciências Contábeis e Ciências Atuariais. Possui também experiência em curso de Pós-Graduação, em cursos de gestão, contabilidade, finanças, e ciências atuariais.
Flávia Verônica Silva Jacques (permanente) flaviajacques@furg.br
Doutora em Política Social e Direitos Humanos - 2020 (Universidade Católica de Pelotas - UCPEL), Mestre em Contabilidade e Controladoria - 2011 (UNISINOS), Especialista em Gestão Pública - 2006 (Faculdade Atlântico Sul), Graduada em Ciências Contábeis (Universidade Federal do Rio Grande - FURG). Professora Adjunta - Dedicação Exclusiva do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis (ICEAC) da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Já foi Coordenadora do Curso de Pós Graduação em Ciências Contábeis do ICEAC (Portaria n°: 829/2012) e Coordenadora do Curso de Graduação em Ciências Contábeis (Portaria nº 2869/2016). Atua como Docente permanente nos cursos de Mestrado em Contabilidade e Especialização em Contabilidade na FURG. Áreas de Atuação em Ensino e Pesquisas: Análise de Políticas Públicas; Políticas Educacionais para Pessoa com Deficiência; Transparência; Entidades com fins sociais e Contabilidade Aplicada a área pública
Colaboradores
Patrícia da Graça Rocha Franzoni (Colaborador) patriciafranzoni@furg.br
Doutorado em Ensino pela Universidade do Vale do Taquari (2020), Mestrado em Economia pela Universidade Federal da Paraíba - Campus de João Pessoa (1999) e Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande (1997). Atualmente é Professora Pesquisadora (Adjunta Nível IV) dos Programas de Pós-Graduação em Contabilidade e Graduação em Economia do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande (ICEAC/ FURG). Tem experiência em Teoria Econômica, Educação Financeira, Microeconomia, Contabilidade Social e Ensino. Participa do projeto de pesquisa Ciências Exatas da Escola Básica ao Ensino Superior (CNPq - UNIVATES) e dos Grupos de Pesquisa do Observatório de Educação - Práticas, Ensino e Currículos (UNIVATES) e do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Contabilidade e Finanças - NUPECOF (FURG). Foi Presidente da Câmara de Graduação e Extensão dos Cursos de Economia, Administração e Contábeis de 2009 à 2010 e Titular da Comissão Permanente de Pessoal Docente - CPPD- Gestão 2012/2014 (FURG).
Lívia Castro D'Ávila (Colaborador) liviacdavila@gmail.com
Doutora em Administração pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2013), Mestre em Administração pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2009) e Graduada em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande (2003). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Rio Grande. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Estratégia, Operações de serviços , Mercado e Empreendedorismo.
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03/10/201713h27Notícia
Ciclo Letivo
Calendário
O calendário Universitário 2020/2021 pode ser acessado em: https://www.furg.br/calendario-universitario
Horário das disciplinas
Os horários para o segundo semestre de 2017 estão disponíveis no link
Os horários para o primeiro semestre de 2018 estão disponíveis no link
Os horários para o segundo semestre de 2018 estão disponíveis no link
Os horários para o primeiro semestre de 2019 estão disponíveis no link
Os horários para o segundo semestre de 2019 estão disponíveis no link
Os horários para o primeiro semestre de 2020 estão disponíveis no link
Os horários para o segundo semestre de 2020 estão disponíveis no linkOs horários para o primeiro semestre de 2021 estão disponíveis no linkOs horários para o segundo semestre de 2021 estão disponíveis no linkOs horários para o primeiro semestre de 2022 estão disponíveis no link -
03/10/201713h26Notícia
Estrutura Curricular
Disciplinas
Obrigatórias:
•Métodos Quantitativos Aplicados à Contabilidade - ementa e bibliografia
•Teoria da Contabilidade - ementa e bibliografia
•Metodologia de Pesquisa em Contabilidade - ementa e bibliografia
•Seminários de anteprojeto de Pesquisa em Contabilidade - ementa e bibliografia
•Elaboração da Dissertação de Mestrado I - ementa e bibliografia
•Elaboração da Dissertação de Mestrado II - ementa e bibliografia
Obrigatórias por linha:
•Epistemologia do Conhecimento - ementa e bibliografia
•Controle Gerencial- ementa e bibliografia
Eletivas:
•Preferenciais para a linha de Educação e Pesquisa em Contabilidade:
- Metodologia do Ensino Superior - ementa e bibliografia
- Tecnologias da Educação - ementa e bibliografia
- Ensino e Formação Docente - ementa e bibliografia
- Tópicos Especiais de Educação em Contabilidade - ementa e bibliografia
- Tópicos Especiais de Pesquisa em Contabilidade - ementa e bibliografia
•Preferenciais para a linha de Controladoria e Controle Gerencial:
- Gestão de Custos - ementa e bibliografia
- Sistemas de Informações nas Organizações - ementa e bibliografia
- Tópicos Especiais de Controladoria e Controle Gerencial - ementa e bibliografia
•Disciplinas sem inclinação por linha:
- Contabilidade Societária - ementa e bibliografia
- Pesquisa Operacional - ementa e bibliografia
- Contabilidade e Governança no Setor Público - ementa e bibliografia
- Métodos Qualitativos aplicados a Contabilidade - ementa e bibliografia
- Estágio Docência - ementa e bibliografia
- Práticas de Pesquisa I - ementa e bibliografia
- Práticas de Pesquisa II - ementa e bibliografia
- Práticas de Pesquisa III - ementa e bibliografia
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03/10/201713h26Notícia
Pesquisa
Linhas de Pesquisa
Controladoria e Controle Gerencial
Ancorada na visão de que a Contabilidade representa um instrumento indispensável para manutenção das organizações, esta linha de pesquisa propõe o desenvolvimento de investigações alicerçadas em desafios de identificar, mensurar, analisar e evidenciar informações relativas aos eventos econômicos e financeiros das organizações. Trata-se de uma linha que procura incluir os diferentes agentes envolvidos nos ambientes profissional e acadêmico, como forma de estimular reflexões acerca do controle gerencial como estratégia para promover o desenvolvimento econômico e social das organizações. As investigações a serem desenvolvidas nesta linha de pesquisa envolvem aspectos práticos relacionados a temas como controle gerencial, gestão de custos, sistemas de informação contábil, inovação na contabilidade, etc.
Educação e pesquisa em Contabilidade
Esta linha de pesquisa propõe investigações alicerçadas nos processos de ensino e pesquisa que perpassam a ciência contábil. A proposta consiste em instigar o desenvolvimento de investigações acerca de métodos, técnicas e instrumentos que visem o aprimoramento e a melhoria da qualidade do ensino, da educação e da pesquisa em Ciências Contábeis, englobando inclusive, estudos que envolvam práticas e ensino e formação docente, bem como o uso das tecnologias na educação como um instrumento fundamental para o avanço do conhecimento na área.
Grupos de Pesquisa
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Projetos
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03/10/201713h25Notícia
Apresentação
Programa
Descrição sintética do esquema de oferta de curso
Considerando a área de concentração em Ciências Contábeis, o curso de Mestrado em Contabilidade da FURG possuirá um núcleo de disciplinas obrigatórias para ambas as linhas de pesquisa, disciplinas obrigatórias para cada uma das linhas de pesquisa e um núcleo de disciplinas eletivas que deverá ser cursado pelo discente levando em conta o seu tema de pesquisa. Assim, para obter o título de mestre, o estudante deverá cursar um total de 28 créditos, equivalentes a 420 horas/aulas. Deste total, independentemente da linha de pesquisa seguida pelo candidato, 03 disciplinas são obrigatórias (Teoria da Contabilidade, Métodos Quantitativos Aplicados à Contabilidade e Metodologia de Pesquisa em Contabilidade – 12 créditos), além do Seminário de Pesquisa em Contabilidade (1 crédito), e da Elaboração da Dissertação de Mestrado (6 créditos).
O restante de créditos deverá ser obtido através da realização de disciplinas obrigatórias por linha de pesquisa e eletivas. Representam disciplinas obrigatórias a de “Epistemologia do Conhecimento”, para linha de Educação e Pesquisa em Contabilidade e a disciplina de “Controle Gerencial”, para a linha de Controladoria e Controle Gerencial. As disciplinas eletivas deverão ser definidas em comum acordo entre orientador e orientado, considerando o enfoque da dissertação a ser desenvolvida pelo aluno.
Os alunos que receberem bolsa pelo programa têm obrigatoriedade de desenvolver o Estágio Docência. Ainda assim, incentivam-se os demais alunos (não-bolsistas) a realizar tal atividade, pois a mesma incrementará sua qualificação, além de constar em seu histórico/currículo. Serão concedidos 02 créditos pela realização do Estágio Docência.
Para a realização de todas as atividades propostas aos alunos durante o curso, sugere-se o seguinte cronograma:
1o semestre - total de 12 créditos
a) Teoria da Contabilidade (obrigatória, 4 créditos)
b) Métodos Quantitativos em Contabilidade (obrigatória, 4 créditos)
c) Metodologia de Pesquisa em Contabilidade (obrigatória, 4 créditos)
2o semestre - total de 7 créditos
a) Seminários de Pesquisa em Contabilidade (obrigatória, 1 crédito)
b) Obrigatória da Linha (3 créditos)
c) Eletiva 1 (cfe. foco de pesquisa e orientador, 3 créditos)
3o semestre - total de 6 créditos
a) Eletiva 2 (cfe. foco de pesquisa e orientador, 3 créditos)
b) Elaboração da Dissertação de Mestrado I (obrigatória, 3 créditos)
4o semestre - total de 3 créditos
Elaboração da Dissertação de Mestrado II (obrigatória, 3 créditos)
O curso foi formatado com um conjunto de disciplinas obrigatórias comuns, uma disciplina obrigatória por linha de pesquisa e um leque de disciplina eletivas. Dentre as disciplinas eletivas, há aquelas preferenciais para a linha de Educação e Pesquisa em Contabilidade – Metodologia do Ensino Superior, Tecnologias da Educação, Ensino e Formação Docente, Tópicos Especiais de Educação em Contabilidade e Tópicos Especiais de Pesquisa em Contabilidade; e para a linha de Controladoria e Controle Gerencial – Gestão de Custos, Sistemas de Informações nas Organizações e Tópicos Especiais de Controladoria e Controle Gerencial. Complementarmente, as disciplinas de Contabilidade Societária, Pesquisa Operacional e Contabilidade Aplicada ao Setor Público não exibem inclinação específica para as linhas de pesquisa.
Além disso, o aluno pode cursar o “Estágio Docência” e/ou cumprir os créditos necessários pelas disciplinas “Práticas de Pesquisa I”, “Práticas de Pesquisa II” e “Práticas de Pesquisa III”, com a publicação de artigos.
Requisitos para Obtenção do Título
O aluno concluirá o Mestrado quando atender todas as condições listadas a seguir num prazo de até 24 (vinte e quatro) meses, podendo ser prorrogado por mais seis meses com a devida justificativa do aluno e de seu orientador, a qual será avaliada pela Coordenação do Programa:
I. obtiver no mínimo 28 créditos em disciplinas;
II. obtiver aprovação com nota mínima igual a 7,0 no Exame de Proficiência em Língua Estrangeira, até o terceiro semestre do curso;
III. defender e tiver aprovada a dissertação;
IV. apresentar a comprovação de submissão de 1 (um) artigo, como primeiro autor, em conjunto com seu orientador no Programa, para periódico conforme critérios de excelência CAPES/Qualis da Área de Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo.
V. obtiver seu título homologado pela Coordenação do PPGCont.
Coordenação
A coordenação do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade - Mestrado Acadêmico, é composta pelos professores:
Prof. Dra. Ana Paula Capuano da Cruz - coordenadora
Contato: anapaulacapuanocruz@gmail.com
Profa. Dr. Marco Aurélio Gomes Barbosa - coordenador adjunto
Contato: marcoaureliogb@gmail.com
Secretaria: Paula Marca Antunes - E-mail: iceac.posgraduacao@furg.brTelefone: (53)3293-5399Horário de funcionamento: manhã e tarde